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Burocracia e falta de bom senso na Prefeitura de Manaus.

Quando falta bom senso sobra burocracia e sofre o empresário, em especial, o micro e pequeno.
A Prefeitura de Manaus, penso que por força de lei aprovada pela Câmara de Vereadores, alterou e continua alterando o nome de diversas ruas da nossa cidade. As consequências dessa medida inconsequente têm sido danosas para os empresários.

Quando uma rua muda de nome todas as empresas nela instaladas precisam atualizar os seus alvarás. Isso por si só já é um incômodo e uma burocracia despropositada.
Não bastasse, para a atualização a Prefeitura exige uma Certidão de Endereço (como essa da foto) e cobra por esse documento algo em torno de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Ou seja, a Prefeitura troca o nome da rua e o cidadão-empresário é obrigado a pagar por uma certidão do novo endereço, além de ir a SEMEF, ao IMPLURB e voltar pra SEMEF, para depois ir a Sefaz e Receita Federal, e ainda corrigir o endereço em todos as empresas prestadoras de serviço (água e energia, por exemplo).

Nós precisamos de uma Prefeitura facilitadora de negócios, mas hoje a visão atrasada e arcaica dos nossos gestores faz da Prefeitura um órgão atrapalhador de negócios.
Só um administrador com o perfil moderno e empreendedor será capaz de combater firmemente a burocracia.


Marcelo Ramos

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