Header Ads

Dep. Platiny emplaca nova idade para ingresso na Polícia e Bombeiros Militar no AM

AMAZONAS - A idade limite de Ingresso na Polícia e Bombeiros Militar no Amazonas agora é de 35 anos.
A mudança na Lei de Ingresso das corporações nº 3.498/2010, aconteceu na manhã desta quarta-feira (6) após aprovação do Projeto de Lei nº 325/2015 de autoria do deputado Platiny Soares (DEM), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Anteriormente, a idade limite para ingressar nas fileiras da Polícia e Bombeiros Militar, era de 28 anos. A situação era contestada pela sociedade em geral, pois limitava o acesso à carreira militar.

De acordo com Platiny Soares, que é vice-presidente da Comissão de Segurança da ALE-AM, a aprovação da matéria é um reconhecimento à capacidade física da população atual que a cada dia que passa, tem a longevidade prolongada pelo avanço da medicina e os cuidados com o corpo e saúde.

“Os tempos mudaram, nossa sociedade vive um período onde a saúde é levada a sério. Temos homens e mulheres que aos 35 anos estão no ápice da sua capacidade física. A aprovação da matéria segue o interesse público, a única coisa que deve medir as condições físicas dos candidatos às vagas, é o Teste de Aptidão Física (TAF), não o lapso temporal, que na minha perspectiva é impreciso”, destacou Platiny Soares.

Com o parecer favorável de todas as Comissões Técnicas ao qual foi submetido, o Projeto de Lei recebeu apoio dos deputados presentes na Sessão Plenária desta quarta-feira.

Para o presidente da Casa, deputado David Almeida (PSD), que deu parecer favorável à matéria enquanto presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a iniciativa é importante e não poderia ser desprezada pelo Poder Legislativo.

“Nosso voto favorável se repete. Entendo que a mudança não só reflete a voz da população, como se adianta às necessidades das novas gerações”, ressaltou David Almeida.

Josué Neto (PSD), que também apresentou parecer favorável pela Comissão de Finanças Públicas, reconheceu a iniciativa como positiva. 

“Temos um exemplo claro de como a vida da população mudou, quando observamos os jogadores de futebol. Antigamente, o atleta que era de alto rendimento, se aposentava aos 30 ou 35 anos, hoje temos grandes craques que atuam dentro e fora do país e que estão no auge das carreiras aos 40 anos”, analisou Josué Neto.

Foram favoráveis ao Projeto, os deputados: Platiny Soares- autor (DEM); David Almeida (PSD), Josué Neto (PSD), Francisco Souza (Podemos); Adjuto Afonso (PTD); José Ricardo (PT); Carlos Alberto (PRB); Dermison Chagas (PEN); Mário Bastos (PSD); Belarmino Lins (PMDB); Sabá Reis (PR); Cabo Maciel (PR); Alessandra Câmpelo (PMDB), Abdala Fraxe (Podemos) e Dom Marques (PSDB).

Aprovada, a nova Lei de Ingresso da Polícia e Bombeiros Militar segue para sansão do Governo do Estado do Amazonas.

Nenhum comentário:

Patrocinador

Mídia Social Ronaldo Aleixo . Tecnologia do Blogger.