Header Ads

Projeto implementa ações de preservação ao Sauim-de-Manaus

MANAUS - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) deu início ao processo de consulta pública online para coletar contribuições ao estudo de viabilidade técnica de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauim-de-Manaus.
O plano de ação para o período de 2018-2023 foi apresentado, em outubro do ano passado, em Audiência Pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), solicitada pelo, então, vereador Gedeão Amorim (MDB), hoje, deputado federal.

Para o autor da proposta, a audiência foi de fundamental importância para chamar a atenção das autoridades para este embate. “Fico satisfeito que tenhamos contribuído para que este projeto tivesse andamento e que fosse visto pela sociedade. Precisamos cuidar do que é nosso e continuar chamando todas as entidades para dá apoio à causa”, relata o parlamentar.

Durante a audiência realizada no dia 21 de outubro de 2017, o Plano de Ação do Sauim foi apresentado pelo analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e veterinário, Diogo Lagroteria. O novo projeto prevê principalmente um pacto com a sociedade para a conservação da espécie, sensibilizando a população, mobilizando esforços e apresentando para a sociedade o Sauim, animal que é símbolo da cidade de Manaus.

APA Sauim-de-Manaus

O projeto inicia com a coleta de sugestões da população, uma etapa prevista pelas Leis 9.985/2000 e 53/2007, que regulamentam os sistemas Nacional e Estadual de Unidades de Conservação. A consulta será feita no até 16 de maio. Qualquer pessoa pode contribuir, basta acessar o site semmas.manaus.am.gov.bre ce licar no link “Consulta Pública APA Sauim-de-Manaus”.

No local, o interessado encontra o documento técnico que embasa a criação da APA e pode, a partir da leitura dele, fazer a sua sugestão, que deverá ser encaminhada ao email sauim.semmas@pmm.am.gov.br. Além da via on line, o processo de criação da APA prevê a realização de uma consulta presencial, onde é possível aglutinar ideias com o intuito de melhorar a proposta de criação da unidade de conservação.

Nenhum comentário:

Patrocinador

Mídia Social Ronaldo Aleixo . Tecnologia do Blogger.