Header Ads

Centro de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa deverá ser criado na Semed

MANAUS - O Centro de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi) deverá ser criado na estrutura da administração da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
É o que pretende o Projeto de Lei (PL) n°146/2018, do Executivo Municipal, aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (19), em regime de urgência. A matéria segue para sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

O PL obteve os pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Comissão de Educação (Comed), de Serviço e Obras Públicas (Comsop).

De acordo com proposta, que chegou à Casa com mensagem 028/2018, a educação de jovens, adultos e idosos atualmente passa por uma revisão, devido sua importância e autenticidade na educação básica, na direção de superar a visão de modalidade assistencial, compensatória, de ajuda aos menos favorecidos, no sentido de recuperar “atrasos” na educação. Esta superação é evidenciada pela concepção de educação ao longo da vida, como meio de emancipação e transformação das pessoas, como justifica o PL.

A proposta ressalta, ainda, que a oferta de escolarização para adultos, a partir de 30 anos de idade e idosos nos espaços escolares e não escolares torna-se um instrumento de inclusão e igualdade social, na medida em que garante o acesso ao conhecimento e os direitos das ações educacionais da Secretaria Municipal de Educação, transformando-os em cidadãos ativos e participativos dentro da sociedade.

Texto: Eriana Monteiro - Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Nenhum comentário:

Patrocinador

Mídia Social Ronaldo Aleixo . Tecnologia do Blogger.